Cabelos cacheados e crespos são maravilhosos, mas requerem muito cuidado. Difíceis de disciplinar e desembraçar, os cachos costumam ser substituídos pelos fios lisos, mais fáceis de cuidar.

Hoje, com uma série de novos produtos no mercado e com a valorização do estilo mais natural dos fios, os cabelos cacheados e crespos fazem o maior sucesso. Mas para ter um estilo autêntico e uma cabeleira de causar inveja, não basta assumir os fios crespos e sair desfilando por aí.

Com a valorização do estilo mais natural dos fios, os cabelos cacheados e crespos fazem o maior sucesso

Para que eles fiquem lindos e saudáveis, é preciso manter uma série de cuidados que vão desde a lavagem até a hidratação e são essenciais para deixá-los sedosos. Como nascem espiralados desde a raiz, os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil.

com a valorização do estilo mais natural dos fios, os cabelos cacheados e crespos fazem o maior sucesso
com a valorização do estilo mais natural dos fios, os cabelos cacheados e crespos fazem o maior sucesso./foto: Adriana Bonech

Além disso, o excesso de volume e deixa as madeixas difíceis de pentear, dificultando a definição dos cachos. Por isso, mantê-los bem lavados e hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida.

Deixar os cabelos cacheados e crespos livres é libertar as mulheres da ditadura da escova e da chapinha. Mas para assumir os cachos de vez, é preciso escolher o corte que mais combine com o rosto e, principalmente, respeitar o caimento e a textura dos fios

O grande truque é cortar a seco cabelos cacheados e crespos. Assim, é possível verificar o volume natural e o resultado na hora, outra dica: prefira o difusor para modelar os cachos.

Coloração

Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados.
Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados./foto: Papo feminino

Tintura e relaxamento dos fios não combinam. A tintura resseca os fios e pode até enfraquecer e quebrar os fios. Mulheres com cabelo cacheado que querem pintar o cabelo devem usar um tonalizante leve e, de preferência, colorir o cabelo com ajuda de um profissional.

Para manter a cor, o cabelo deve estar saudável e hidratado, cabelo danificado não pega a pigmentação, depois da química é importante usar produtos específicos para cabelos coloridos.

Porém nem toda tintura e tonalizante ressecam os cabelos crespos. Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados. Esses produtos já vêem com hidratante e outras substâncias que deixam o cabelo mais macio e brilhoso.

Lavagem

Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios./foto: Onofre

O mais indicado é que os fios crespos ou cacheados sejam lavados e condicionados duas vezes na semana, não mais que isso porque os fios são muito frágeis e têm pouca oleosidade natural.

Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios. Não vai adiantar nada usar um bom creme e produtos adequados se você lavar com água quente. O s fios não vão e responder ao tratamento

Massageie o couro cabeludo durante a lavagem. Além de proporcionar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.

Na hora da lavagem, o ideal é investir no xampu sem sal, específico para esse tipo de cabelo. Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos.

O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de xampu sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos.

Evite ao máximo dormir com o cabelo molhado. Os cachos são muito juntinhos e fechados, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Secagem

A dica é usar sempre o bico difusor e não manter o equipamento muito próximo nos fios durante muito tempo.
A dica é usar sempre o bico difusor e não manter o equipamento muito próximo nos fios durante muito tempo./foto: Meu Crespo

O ideal é que o cabelo crespo ou cacheado seque naturalmente porque o uso do secador resseca os fios e os cachos ficarão mais definidos. Se o uso do secador for necessário, a dica é usar sempre o bico difusor e não manter o equipamento muito próximo nos fios durante muito tempo. Babyliss e prancha nem pensar porque eles “fritam” os fios crespos.Use protetor térmico.

Finalizador

O leave in ou creme de pentear é o aliado diário da mulher que tem os cabelos crespos e cacheados
O leave in ou creme de pentear é o aliado diário da mulher que tem os cabelos crespos e cacheados./foto: portal Tudo Aqui

O leave in ou creme de pentear é o aliado diário da mulher que tem os cabelos crespos e cacheados, outro produto indicado para este tipo de cabelo são um reparador de pontas, que precisa ter apenas silicone e pode ser usado no dia-a-dia para dar brilho e soltar os fios quando os cabelos estiverem já secos.

É importante tirar o creme do dia anterior apenas com água antes de fazer uma nova aplicação.O segredo para deixar o cabelo crespo bonito e saudável é hidratação. ·Mantenha cachos definidos com um ativador de cachos. Leve o produto na bolsa e borrife de vez em quando ao longo do dia

Volume

Para dar mais volume, corte em camadas e após o cabelo estar bem seco, um silicone deve ser usado para soltar as pontas
Para dar mais volume, corte em camadas e após o cabelo estar bem seco, um silicone deve ser usado para soltar as pontas./foto: Site de Beleza e Moda

Para dar mais volume, corte em camadas e após o cabelo estar bem seco, um silicone deve ser usado para soltar as pontas.

Com algumas gotinhas do produto, faça movimentos circulares na raiz, passe os dedos pelas madeixas e pare nas pontas, puxando para baixo suavemente. Para soltar a parte da frente, coloque os dedos bem no começo dos fios, deslize um pouco e puxe as madeixas para cima.

Se a ideia é que o cabelo fique jogado para o lado, o movimento deve ser feito com a mão posicionada mais para a lateral e puxe de forma delicada

Cachos amassados

Utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento.
Utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento./foto: Mulher

Para evitar que os cachos amassem durante a noite, a dica é dormir com uma rede, igual àquelas do tempo da vovó. Outra opção é fazer um rabo de cavalo bem no alto da cabeça, sem apertar, para que os fios não embaracem durante o sono.

Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e então, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento. São produtos que protegem do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajudam a reduzir o volume e a modelar.

Beleza que vem do prato

Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate
Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate./foto: Manual dos Cachos

Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo. Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate, que são mais gordurosos e ajudam a manter a oleosidade dos fios.

Tesoura neles

O corte reto deve ser evitado, com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas.
O corte reto deve ser evitado, com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas./foto: Pequena Eva by Evalina

Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios. No caso dos cabelos crespos e cacheados, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia. O corte reto deve ser evitado, com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades.

Hora de pentear

Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta. /foto: Dicas da Fe

Use um pente de dentes largos para desembaraçar, depois aplique o Leave-in (creme sem enxágue). Evite penteá-los a seco.

Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta. Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz, os dentes largos ajudam a evitar que os fios se quebrem e ajudam a manter a eletricidade dos fios.

Na hora de dormir para não estragar os cachos, amarre-os no alto da cabeça, e de manhã, só ajeite os cachos com os dedos e um produto modelador de cachos. Essa técnica é conhecida como abacaxi, devido ao formato que deixa na cabeça.

Quando acordar, passe os dedos entre os cachos usando um produto próprio para ativá-los. Pode ser óleos sem enxágue ou cremes de pentear. Não penteie ele seco para evitar que fique armado!

Sem arrepios

Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas.
Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas./foto: Estética Usine

Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados, por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz. Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas.

Para um ondulado perfeito, aplique no cabelo ensopado o equivalente a uma moeda de 1 real de gel modelador e, por cima, uma bola (de tênis) de musse. Amasse com uma toalha e deixe secar naturalmente.

Hidratação semanal

Os cabelos cacheados e crespos, devido ao seu formato frisado ou em caracóis, não deixam a umidade e hidratação natural do couro cabeludo percorrer pela extensão do fio
Os cabelos cacheados e crespos, devido ao seu formato frisado ou em caracóis, não deixam a umidade e hidratação natural do couro cabeludo percorrer pela extensão do fio./foto: Onofre

Hidrate seu cabelo toda semana, ou até 2 vezes por semana para repor a umidade dos cabelos. Os cabelos cacheados e crespos, devido ao seu formato frisado ou em caracóis, não deixam a umidade e hidratação natural do couro cabeludo percorrer pela extensão do fio. Por esse motivo eles são mais ressecados.

Procure usar produtos específicos para seu tipo de cabelo, de preferência à base de mameleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas, loe vera, pantenol e vitaminas na fórmula, esse ativos vão hidratar e repor as vitaminas do fio. Repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.

Umectação com óleos

Essas umectações vão ajudar na textura dos fios, abaixar o volume e a domar os cachinhos
Essas umectações vão ajudar na textura dos fios, abaixar o volume e a domar os cachinhos./foto: Dani Azevedo

Faça uma umectação por semana, se preferir, intercale os tipos óleos. Essas umectações vão ajudar na textura dos fios, abaixar o volume e a domar os cachinhos. O óleo de coco vegetal ou azeite de oliva extra virgem, ambos se dão muito bem com cabelos cacheados e crespos.

Reconstrução mensal

uma reconstrução por mês com queratina e aminoácidos
Uma reconstrução por mês com queratina e aminoácidos./foto: Eu Vou de Rosa

Faça uma reconstrução por mês com queratina e aminoácidos, ela vai reparar e recuperar os fios danificados. Escolha máscaras a base de queratina ou use queratina líquida, mas depois aplique uma máscara reconstrutora e deixe agir conforme a instrução do produto.

Se joga nos enroladinhos e seja felizzzzzz!!

Entre no papo

Compartilhar
Trabalha com WordPress, SEO, produção de conteúdo e mídias sociais. Aprecia interagir com pessoas e criou este site para compartilhar dicas que possam simplificar a vida das pessoas, nesse mundo maravilhoso que conhecemos: o universo feminino.

SEM COMENTÁRIOS

Escreva um comentário