Cada vez mais, aprendemos técnicas e truques de contorno facial e iluminação para um make lindo, incorporando cada vez mais nesse ritual tão precioso para nós mulheres.

Apresentado por Kim Kardashian, virou ícone de uma pele bem preparada para a próxima etapa que são as cores. Fazer um contorno facial e a iluminação perfeito requer prática e paciência, precisamos saber usar as cores do corretivos e o iluminador, senão o efeito é contrário.

O contorno facial não serve apenas para afinar, mas também para definir os traços do rosto, esculpi-los e até para corrigi-los. A dupla contorno e iluminação, ou sombreamento e iluminação, é imbatível para disfarçar certas desproporções morfológicas e assimetrias do rosto – na vida social e também para prepará-lo para fotografia.

Lugares do rosto onde aplicar o corretivo e iluminador/foto: Dica de Beauté
Lugares do rosto onde aplicar o corretivo e iluminador/foto: Dica de Beauté

Não é obrigatório usar qualquer produto específico para contorno, uma vez que os produtos vendidos no mercado para esta finalidade nada mais são que pós compactos de colorações específicas. Qualquer produto um pouco mais escuro que sua pele (pense dois tons mais escuro) e que respeite seu sub-tom pode ser utilizado. Pode ser pó compacto, pó facial, blush, corretivo, base e até sombra. Os mais fáceis de usar são os em pó, incluindo os blushes.

Com trabalho de sombra e luz é possível até modificar substancialmente o formato do rosto para fotografias em estúdio.

Contorno usado para fotografia/foto: Guria It
Contorno usado para fotografia/foto: Guria It

No dia-a-dia, evite ou use apenas de forma sutil contorno sob o queixo, em toda mandíbula, para disfarçar papada, se for o caso. Outro que pode ser usado com extremo cuidado, em quantidades mínimas, bem esfumado e num tom bem fundido com a pele é o contorno abaixo da base de aplicação do blush, conhecido pela função de “afinar o rosto”.

O contorno facial não serve apenas para afinar, mas também para definir os traços do rosto, esculpi-los e até para corrigi-los

Algumas das dicas mais importantes são:

1 – Aplicar uma camada finíssima de pó translúcido sobre a base especialmente nas regiões em que serão feitos os contornos. Isso ajuda a não surgirem manchas do produto de contorno, que do contrário podem aderir em excesso às partes mais oleosas da pele. Ajuda também no ato de esfumar o produto, retirando as marcas e bordas e deixando um efeito sombreado natural.

2 – Usar um pincel completamente limpo para esfumar o contorno e suavizá-lo.

3 – Escolher produtos que não sejam muito alaranjados e que fiquem naturais em seu tom de pele.

4 – Usar sombras matte nesta função pode funcionar muito bem.

5 – Durante o dia ilumine com produtos mais discretos, como as canetas iluminadoras, que adicionam luz sem evidenciar partículas de brilho. Os iluminadores perolados e metalizados são perfeitos para a noite.

Pincel para esfumar sombras e contorno/foto: Passando Blush
Pincel para esfumar sombras e contorno/foto: Passando Blush

6 – O pincel 217 da M.A.C ou E25 Sigma, próprio para esfumar sombra, para aplicar os iluminadores em caneta, esfumando-os bastante na pele, fundindo-os. Também é perfeito para contorno de nariz. A dica aqui é buscar pincéis macios, fofinhos e de cerdas que sobem em leve abertura, como os de blush pequenos e os de esfumar sombra (não os de aplicar, que são mais densos). Duo Fiber pequeno também funciona. Esses formatos e cerdas proporcionam um acabamento perfeito e suave, e evitam o efeito marcado.

Toques:

Tudo que é claro aumenta, destaca e aproxima. Por isso, todo iluminador aumenta a área em que é aplicado. Se além de claro for cintilante, perolado ou metalizado, ele refletirá mais luz e destacará e aumentará ainda mais. Por isso querer afinar nariz aplicando apenas iluminador no centro tem efeito contrário ao desejado.

Tudo que é escuro diminui, afasta e disfarça, sobretudo se for opaco. Por tal razão lápis preto na linha d’água diminui os olhos e lápis branco ou bege aumenta, sombra escura disfarça pálpebras inchadas, batom escuro diminui os lábios, contorno cria depressões na face.
Áreas para iluminar o rosto/foto: Etiqueta Vermelha
Áreas para iluminar o rosto/foto: Etiqueta Vermelha
Iluminador chama a atenção para pontos que se quer destacar
As técnicas de contorno e iluminação podem ser usadas em conjunto ou separadas. Este tipo de maquiagem funciona como um jogo de luzes e sombras, no qual os produtos são usados para realçar ou disfarçar determinadas áreas do rosto, criando mais harmonia e simetria ao chamar a atenção para alguns pontos de acordo com o formato de cada face.

Seguindo este conceito, o iluminador deve ser aplicado nas regiões do rosto que se deseja sobressair, já que o produto reflete a luz. Desta forma, o brilho deve vir locais estratégicos, como o centro da testa, o osso do topo do nariz, embaixo das sobrancelhas, no canto interno dos olhos, nas têmporas e no queixo. Há iluminadores líquidos e em pó, com brilho dourado, prateado e champagne, adequados para cada tonalidade de pele.

Contorno afina linhas e dá profundidade

Já o pó bronzeador reforça os traços do rosto, criando o contorno nas regiões que precisam ganhar mais profundidade. O produto pode ser aplicado nas extremidades da testa, nas laterais do nariz, nas maçãs do rosto e na linha da mandíbula. Todo contorno deve ser suave, feito com produtos apenas dois tons acima da cor natural da pele, e sempre esfumado, de maneira a criar um degradé imperceptível.

Esse tipo de maquiagem realça o formato do rosto – e por isso, deve ser adaptada para cada tipo, chamando atenção para os locais que se deseja destacar, e dando mais profundidade às regiões que precisam ser disfarçadas. A ideia é que se crie a impressão de proporções perfeitas ao afinar, corrigir e disfarçar alguns traços, enquanto se destaca, realça e chama a atenção para os pontos desejados.

Ressalvas:

1º – não existe uma regra, pois cada formato de rosto pede um tipo de contorno. Vc precisa conhecer seu rosto (dica: tire um foto de frente só do seu rosto e analise o que precisa ser destacado e o que necessita ser aprofundado/ diminuído) . 

2º – contornos mais elaborados devem ser feitos com produtos cremosos e usar o pó no final para acentuar ainda mais (perfeitos p/ festas e dias de fotos); contornos mais leves e naturais ficam melhores apenas com o combo: pó bronzeador e corretivo (perfeito para o dia e a dia). Mas nada é regra, faça o que vc se sentir melhor

Rosto Redondo ou oval

Contorno para rosto oval/foto: Garoto te conto tudo
Contorno para rosto oval/foto: Garoto te conto tudo

Rostos com formato oval são considerados pelos maquiadores como os mais fáceis de se produzir pois precisam de poucos truques e correções. Com linhas totalmente arredondadas, eles são caracterizados principalmente por serem sutilmente mais largos nas maçãs do rosto do que na parte da testa e do maxilar. “O rosto oval é um pouco mais estreito em direção ao queixo e muitas vezes é considerado como o formato ideal, uma vez que é favorecido por qualquer estilo”, explica o maquiador.

Rosto Redondo

Contorno para rosto redondo/foto: Garoto te conto tudo
Contorno para rosto redondo/foto: Garoto te conto tudo

Para quem se encaixa nesse tipo de rosto, que pode ser identificado em várias celebridades como Beyoncé, Jéssica Alba e Luana Piovani, é fácil embelezar ainda mais a produção, já que ele não requer grandes habilidades. A dica do profissional é usar o corretivo mais escuro para escurecer sob as maçãs do rosto e iluminar a área abaixo dos olhos e o eixo central da face, ou seja, a linha imaginária entre o queixo, o ossinho do nariz e a testa.

Rosto Quadrado

Contorno para rosto quadrado/foto: Garoto te conto tudo
Contorno para rosto quadrado/foto: Garoto te conto tudo

Os rostos com formato quadrado como os de Angelina Jolie, Alinne Moraes e Isabeli Fontana, por exemplo, podem ser identificados pela fisionomia larga e forte, com maxilar amplo e traços marcantes. Para esse tipo de rosto existem ainda duas variações: aqueles que são mais largos, fazendo o estilo completamente quadrado e os mais afilados, que lembram um retângulo.

Com o intuito de suavizar as linhas muito retas e angulares desse formato de rosto e criar uma aparência mais leve e delicada, o contorno com corretivo escuro e iluminador pode ajudar bastante. O segredo é escurecer as laterais da testa e do maxilar e iluminar o centro da testa e do queixo, além do topo do nariz.

Rosto Triangular

Contorno para rosto triângular/foto: Garoto te conto tudo
Contorno para rosto triângular/foto: Garoto te conto tudo

Como a nomenclatura sugere, esse tipo de rosto lembra a figura geométrica de mesmo nome, ou seja, a parte de cima do rosto é mais estreita, alargando-se na linha do maxilar. Essa configuração faz com que a base do rosto fique em evidência, aparência que às vezes não agrada quem possui esse formato de rosto, como Olivia Palermo e Kylie Jenner.

Para atenuar essa diferença, que traz a atenção da make para a linha dos lábios, o maquiador indica escurecer as laterais do maxilar com o corretivo mais escuro que o tom de pele. Já as áreas da testa, sob os olhos e o queixo ganham atenção especial com o iluminador.

Rosto coração ou triângulo invertido

Contorno para rosto oval/foto: Garoto te conto tudo
Contorno para rosto oval/foto: Garoto te conto tudo

Esse formato é o oposto do triangular, ou seja, a linha da testa é mais larga do que a do maxilar e do queixo, que costuma ser mais alongado. Também conhecido como modelo coração, esse é o feitio do rosto de diversas famosas como Scarlett Johansson, Emma Watson, Flávia Alessandra e Giovanna Ewbank.

A ideia do contorno para esse tipo de rosto é suavizar a diferença entre a parte de cima mais larga e a de baixo mais afinada do rosto. Para isso, a dica do expert em maquiagem é usar o corretivo para escurecer as laterais da testa e o maxilar, dando a impressão de um rosto mais fino por inteiro. Já o iluminador deve ser aplicado na “zona T”, atraindo a atenção para essa parte.

Espero que gostem das dicas.

Beijinhos

Entre no papo

Compartilhar
Trabalha com WordPress, SEO, produção de conteúdo e mídias sociais. Aprecia interagir com pessoas e criou este site para compartilhar dicas que possam simplificar a vida das pessoas, nesse mundo maravilhoso que conhecemos: o universo feminino.

SEM COMENTÁRIOS

Escreva um comentário