Olá pessoal! Acertar no corte para cabelos cacheados não é uma tarefa fácil. A dúvida é sempre a mesma: qual corte aderir sem que o cabelo fique armado ou que combine com o rosto?

Naturalmente lindos e sensuais, os fios enrolados precisam de cuidados redobrados para manter o aspecto saudável e para que não fiquem ressecados.

Os cabelos cacheados estão com tudo! Muitas famosas têm apostado nesse visual e espalhado discípulas por todo canto. O ideal é apostar em cortes assimétricos, em camadas e mechas de tamanhos distintos que ajudam a delinear melhor as ondas dos fios.

Os cabelos cacheados estão com tudo! Muitas famosas têm apostado nesse visual e espalhado discípulas por todo canto.
Os cabelos cacheados estão com tudo! Muitas famosas têm apostado nesse visual e espalhado discípulas por todo canto./foto: Larissa Morales

Uma dica, no entanto, vale para qualquer que seja a sua escolha: corte os fios secos, nunca molhados. Dessa forma não há surpresas, o corte fica mais preciso, as mechas se encaixam como uma escultura, com leveza nos detalhes. Quando o cabelo cacheado é cortado molhado, seca com camadas pesadas, sem movimento

Solte-se e assume esses lindos cachos. Assim como os cabelos crespos, lisos, ondulados, os cabelos cacheados também têm a sua beleza e o seu charme.

Alguns anos atrás poderíamos dizer que os cabelos cacheados estavam praticamente em “extinção”. A moda era ter cabelos lisos, trabalhados na escova ou na chapinha.

Na hora de passar a tesoura nos cabelos cacheados é preciso levar em conta diversos aspectos importantes, muitos deles extremamente pessoais. Por exemplo: você quer mais ou menos volume? Quer algo muito prático ou tem 10 minutos para arrumar os fios? Seus cachos são mais abertos ou fechados? Por isso, o corte ideal começa com uma boa conversa com seu cabeleireiro e também com a escolha de um profissional que tenha experiência com esse tipo de cabelo.

Na hora de passar a tesoura nos cabelos cacheados é preciso levar em conta diversos aspectos importantes, muitos deles extremamente pessoais.
Na hora de passar a tesoura nos cabelos cacheados é preciso levar em conta diversos aspectos importantes, muitos deles extremamente pessoais./foto: Bolsa de Mulher

Escolher o melhor corte para cabelos cacheados depende muito do seu estilo e de uma boa conversa com o cabelereiro

Tipos de cortes

O corte em “V” é um recurso muito adotado por quem tem os cabelos cacheados e compridos, mas isso é um mito. Apesar de diminuir o volume, o formato faz um bico que deixa as pontas sem movimento.

O corte reto também deve ser evitado, pois corre o risco de deixar os cabelos com visual de “pirâmide”, em que o cabelo fica sem volume no topo da cabeça e criam uma espécie de bloco capilar na base.

Quem prefere os cabelos curtos ou até a altura dos ombros pode repicá-los em camadas. Isso ajuda a dar volume sem deixá-lo com o famoso efeito abajur.

Franja sim ou não?

Quem tem cabelos cacheados também pode usar franja sim.
Quem tem cabelos cacheados também pode usar franja sim./foto: Cabeludicas

Quem tem cabelos cacheados também pode usar franja sim. Curtas ou longas, na hora de cortá-las a dica dos fios secos é ainda mais importante para não ter surpresas desagradáveis depois (como ficar com o comprimento muito curto e causar um efeito arrepiado nos fios).

As que escolhem os cortes para cabelos cacheados longos com franja devem optar por cortá-lo, no máximo, na altura do queixo. Assim, será mais fácil manter o cabelo arrumado. Franjas curtas em cabelos cacheados não têm jeito: precisam da ajuda do secador.

Por outro lado, cabelos cacheados longos tendem a dar menos trabalho e podem ter as pontas retas ou com um leve repicado.

Long bob

O estilo da moda vai super bem com fios crespos ou cacheados, valorizando o formato encaracolado. Para deixá-lo com o ar moderno, aposte na assimetria dos fios.

Mais ou menos volume

Com a técnica correta é possível reduzir e domar o volume excessivo.
Com a técnica correta é possível reduzir e domar o volume excessivo./foto: Meu Crespo

Com a técnica correta é possível reduzir e domar o volume excessivo. O ideal é usar uma tesoura dentada e começar o corte da metade do comprimento até as pontas. O trabalho deve ser feito selecionando cada mecha e retirando o volume.

Para cada rosto um corte

Para quem tem o rosto pequeno e oval na base, o chanel desconstruído é uma excelente escolha. Além de distribuir melhor o volume dos cachos, o corte é ideal para quem tem o rosto pequeno.

O rosto bem arredondado e largo fica melhor em fios compridos e em camadas. As mais ousadas podem aderir à franja desfiada.

Se você tem o rosto redondo e gosta de fios longos, o ideal é cortar é em camadas, com os fios desfiados a partir da nuca, que confere volume e movimento aos fios. O repicado nas pontas valoriza o desfiado.

Hidratação, sempre ok

Para finalizar, não se esqueça de hidratá-los, especialmente quem tem alguma coloração. Os cabelos cacheados ressecados são muito comuns, pois a estrutura de seus fios é mais porosa e perdem água facilmente.

Alerta vermelho para o fator encolhimento!

Já estamos carecas (ou cabeludas?) de saber que os cabelos cacheados e crespos costumam encolher bastante. Sabendo disso, é importante considerar o tamanho dos fios molhados e o comprimento depois de secos para ter certeza que o corte escolhido é adequado e vai realmente vai ficar do jeitinho que você queria.

A praticidade dos curtinhos

Quem tem a vida corrida e faz mil coisas ao mesmo tempo encontra no curtinho muita versatilidade e praticidade.
Quem tem a vida corrida e faz mil coisas ao mesmo tempo encontra no curtinho muita versatilidade e praticidade./foto: Muito Chique

Quem tem a vida corrida e faz mil coisas ao mesmo tempo encontra no curtinho muita versatilidade e praticidade. O chanel desconectado tem ganhado a preferência de muitas mulheres. Outra opção incrível é deixar a nuca de fora e os fios da frente um pouco mais compridos. Esse tipo de corte é conhecido como chanel de bico ou chanel invertido.

É sempre bom lembrar …

Cortes precisam de manutenção. O intervalo de tempo varia, geralmente esses ajustes são feitos a cada três meses.

Conceder uma atenção especial para cada mecha, cacho a cacho, é uma ótima maneira de chegar no resultado desejado junto com o(a) cabeleireiro(a).

Os cabelos cacheados são mais difíceis de serem cuidados se comparados aos cabelos lisos, pois precisam de cuidados específicos e de um bom corte para conseguir domar os cachos.

Quem tem a vida corrida e faz mil coisas ao mesmo tempo encontra no curtinho muita versatilidade e praticidade.
Quem tem a vida corrida e faz mil coisas ao mesmo tempo encontra no curtinho muita versatilidade e praticidade./foto: Diva Sem Frescura

Muitas mulheres se sentem desvalorizadas por possuírem os cabelos cacheados, enrolados, crespos ou mesmo onduladas, devido à falta de cuidado e o pouco conhecimento de como oferecer os melhores tratamentos e cuidados para ele. Não podemos negar que os cabelos cacheados exigem cuidados redobrados, por serem frágeis e secos, por isso requerem mais atenção e devem ser hidratados com produtos específicos.

Dicas:

Se você deseja fixar os cachos, recomenda-se utilizar um mousse. Esse produtinho ajuda a realçar e valorizar os cachos, deixando-os domados e no lugar por muito mais tempo. Muitas celebridades assumiram de vez os seus cachos, porque você não vai assumir também? Faça igual à Maria Flor, Patrícia Pillar, Ana Paula Arósio, Camila Pitanga, Nicole Kidman, Kylie Minogue, Shakira e muitas outras celebridades.

Uma dica muito bacana para você que deseja domar seus cachos, ainda com os cabelos úmidos, amasse-os em uma toalha e passe um leave-in (creme sem enxágüe) o equivalente a uma moeda de 1 real. Isso ajuda a modelar e definir os cachos. Os produtos mais indicados para quem tem os cabelos cacheados são aqueles que são à base de óleo de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité.

Agora se você deseja uma hidratação profunda feita por profissionais no salão de beleza, a modelagem capilar fotônica é a melhor solução. O produto de tioglicolato de amônia é ativado pelo feixe de luz, no qual têm o objetivo de modelar os cachos. O resultado do tratamento é definitivo, deixando os cachos incrivelmente lindo, precisando de retoques somente a cada seis meses.

E para você que não dispões de dinheiro para deixar as madeixas bonitas no dia a dia, aplique somente um ativador de cachos ou mousse e amasse os fios de baixo para cima com as mãos. Deixe o cabelo secar naturalmente (sem o secador).

É fato que, cada vez mais as mulheres tem assumido seus cachos, se livrando de tratamentos químicos desnecessários e até em alguns casos perigosos e preferindo cuidar e tratar as madeixas para mantê-las bonitas, com cachos definidos, hidratados e saudáveis.

Seguindo os cuidados adequados e adotando um bom corte, o seu cabelo cacheado tomará forma e servirá como uma linda moldura para o seu rosto.

Lave os cabelos na água morna, pois a água quente resseca o cabelo. A água muito quente resseca os fios, use a água morna, para que os folículos se abram, mas sem estragá-los.

Caso tenho alisamentos, relaxamentos entre outras químicas, nunca utilizar ox acima de 20 Volumes.
Caso tenho alisamentos, relaxamentos entre outras químicas, nunca utilizar ox acima de 20 Volumes./foto: Ellen Monteiro

Ao tingir, respeite as recomendações do profissional. Respeitar o período de retoque é fundamental. Caso tenho alisamentos, relaxamentos entre outras químicas, nunca utilizar ox acima de 20 Volumes.

Use e abuse do leave-in. Cabelos cacheados tem um melhor amigo: o leave-in. Responsável por dar definição aos cachos, na opinião de Goreth este é o produto que toda mulher de cabelo cacheado deveria ter.

Monte um kit básico de produtos que contenha shampoo para cabelos quimicamente tratados, por ter uma limpeza mais delicada; condicionador que reconstrua as fibras e devolva massa capilar; mascara com alto poder de hidratação e rica em vitaminas A, E e B5 e aminoácidos; leave-in ou ativador de cachos para uso diário e para manter os cabelos hidratados; e um sérun para reparar as pontas e minimizar o desgaste dos fios.

o difusor complementa o efeito delineando e definindo os cachos.
o difusor complementa o efeito delineando e definindo os cachos./foto: Mulher

A dupla mousse e difusor proporciona um efeito incrível. O mousse serve para dar volume e o difusor complementa o efeito delineando e definindo os cachos. Dupla de sucesso na certa.

Beijos

Entre no papo

Compartilhar
Trabalha com WordPress, SEO, produção de conteúdo e mídias sociais. Aprecia interagir com pessoas e criou este site para compartilhar dicas que possam simplificar a vida das pessoas, nesse mundo maravilhoso que conhecemos: o universo feminino.

SEM COMENTÁRIOS