Cabelos vermelhos são a cor mais desejada entre as mulheres. Muitas tentam diversas tinturas e tonalidades até atingir o tom perfeito. E ainda tem as mulheres que já nasceram com essa cor maravilhosa.

Agora manter seus cabelos vermelhos perfeitos, parece um provação, paciência e determinação são palavras chaves para os fios ficarem mais ardentes!

Cabelos vermelhos deixa um ar maior de sensualidade no visual feminino

Cabelos vermelhos são a cor mais desejada entre as mulheres/foto: Wendy Stuff
Cabelos vermelhos são a cor mais desejada entre as mulheres/foto: Wendy Stuff

Cabelos vermelhos precisam de manutenção e cuidados, os fios vermelhos têm o grande problema de ser mais frágeis do que os escuros. O contraste da cor também deixa o visual mais prejudicado quando os fios estão ressecados ou arrebentados, o que torna quase impossível o look de cabelos vermelhos perfeitos. Mas eu disse quase!!!

A tintura fragiliza os fios, muitas vezes ocasionando a queda. Por ser uma pigmentação artificial, ela não adere tão fácil aos fios, podendo desbotar em poucos dias. Isso acontece porque as moléculas que deixam o fio vermelho são muito pequenas e soltam rapidamente do cabelo. Depois de alguns meses com a coloração vermelha a cor vai durar mais.

Veja também: Cor fantasia nos cabelos, 6 dicas para deixá-los lindos

Invista em máscaras e hidratações com a maior frequência

1 vez na semana ou de 15 em 15 dias, dependendo do nível do ressecamento. Hidratar as madeixas é ideal para nutrir os fios sem alterar a cor, sem mencionar que um cabelo bem hidratado tem maior capacidade de reter a coloração do que um que esteja danificado.

Cabelos vermelhos nescessita de hidratação frequente/foto: Cultura Mix
Cabelos vermelhos nescessita de hidratação frequente/foto: Cultura Mix

Mas procure não abusar desses produtos, porque eles podem elevar a oleosidade da raiz, aumentando a possibilidade de caspa e deixando o cabelo com um visual menos esvoaçante.
Você também pode optar por banhos de brilho que já devolve a pigmentação vermelha para os cabelos enquanto hidrata e dá brilho.

Dica: hidratação caseira com produtos naturais são excelentes para manter os cabelos sempre bonitos.

Retoque a cor a cada 15 dias

Hidratação quinzenalmente para ter os fios sempre lindo/foto: Samifobia
Hidratação quinzenalmente para ter os fios sempre lindo/foto: Samifobia

Nos dois primeiros meses você terá que retocar a raiz de 15 em 15 dias. O vermelho é difícil de aderir nos fios, ele desbota mais rapidamente, por isso recomendamos que o retoque seja mais frequente para ajudar a fixar a cor.

Após esse período, o retoque pode ser feito a cada mês. O cabelo vermelho adquiri uma aparência opaca, sem brilho, para conseguirmos trazer os fios “de volta a vida” teremos que submeter as madeixas a alguns procedimentos capilares, como cauterização, botox capilar, ou utilizar o cronograma capilar.

Existem milhares de produtos para retocar a tintura em casa. Mas o ideal é que um profissional que saiba mexer com tintura manipule o produto no cabelo, o profissional sabe a quantidade certa de cada componente a ser usado, e sabe também quanto tempo deixar no cabelo.

Dica: se for retocar prefira tonalizantes à tintura tradicional. Também é uma ideia colocar um pouquinho de tinta no xampu e diluir um pouco na água e lavar uma vez por semana.

Sempre proteja seus fios do sol

O sol tem o poder de desbotar os cabelos vermelhos, contribui para os fios ficarem com aquela aparência queimada, a cor fica alaranjada, assim como o cloro tem o poder de esverdear o cabelo vermelho natural.

O sol tem o poder de desbotar os cabelos vermelhos/foto: Tudo Sobre Cabelos
O sol tem o poder de desbotar os cabelos vermelhos/foto: Tudo Sobre Cabelos

Portanto, seja qual for seu arqui-inimigo, não deixe de evitá-lo: use produtos com FPS para tomar sol ou então invista na última moda em chapéus! Porque não tem como evitar o sol, no verão, quem não gosto de pegar uma corzinha e se refrescar?

Dica: entre na piscina com o cabelo já molhado, para combater o efeito do cloro nos fios ou use o cabelo preso, evitando molhá-lo.

Não utilize xampu de limpeza profunda

Eles atuam profundamente para eliminar tudo o que está em excesso no fio – o que significa que a tinta também vai embora. Se você quer manter a cor vermelha por mais tempo, o ideal é que utilize produtos para cabelos tingidos e não os anti-resíduos.

Tenha seu ritual de beleza, se você adora seu cabelo, que tal passar mais tempo com ele? Invista em um ritual de beleza que você possa fazer a cada penteado, lavagem ou tratamento.

Sugestões de produtos para cabelos vermelhos/foto: Garotas Rosa Choque
Sugestões de produtos para cabelos vermelhos/foto: Garotas Rosa Choque

Invista em shampoos próprios para seu tipo de cabelo, preferencialmente shampoos tonalizantes, para manter a cor sempre vibrante. Se suas pontas estão ressecadas, incorpore produtos de hidratação e finalização das pontas ao seu ritual, como máscaras, produtos leave-in ou seruns finalizadores.

E busque sempre evitar a quebra e o ressecamento de seus fios, investindo em penteados e produções que não danifiquem seus cabelos vermelhos perfeitos!

Nuances de vermelhos que combinam melhor com cada tipo de pele

Peles claras: Combinam mais com loiro/castanho acobreado ou vermelho bem aberto. Aposte nas cores mais quentes.

foto: ABC da Beleza
foto: ABC da Beleza

Peles médias: vermelhos dourados, acobreados, avermelhados, acajus e amadeirados.

foto: Pausa Para Feminices
foto: Pausa Para Feminices

Pele tom de oliva: Dê preferência ao vermelho cereja, tons mais chocolate e vinho. Se você quiser clarear mais o cabelo pode apostar em luzes mais claras sobre o vermelho.

foto: Só Para Meninas
foto: Só Para Meninas

Pele escura: Tons mais escuros como vinho e um cereja mais fechado ficam lindos, também acobreados intensos e acajus.

foto: Guia da Semana
foto: Guia da Semana

Mudando para o vermelho

– Loiras: Recomenda-se fazer uma mudança gradual. Escolha um tom que mais combine com sua pele ou com seu estilo. Dependendo do seu tom de cabelo e do tom escolhido você vai precisar fazer uma pré-pigmentação antes, ou tingir de um tom mais escuro para desbotar, e o seu cabelo pode até ficar rosa ou laranja, então recomendamos que você faça a transição em um profissional.

– Morenas: Algumas tonalidades podem ser aplicadas diretamente no cabelo, outras podem precisar de descoloração. Se precisar de descoloração recomendo luzes avermelhadas, assim você vai descolorindo aos poucos. Você também pode descolorir o cabelo por inteiro, mas isso danifica muito o fio, então faça com um profissional.

– Cabelos grisalhos: É importante fazer antes uma base para que a cor pegue no cabelo e não fique rosa/laranja. Faça com um profissional.

Tons da cor vermelha

Loiro Acobreado

cabelo vermelho, loiro acobreado/foto: Guia Saúde
cabelo vermelho, loiro acobreado/foto: Guia Saúde

É um loiro quente, é um início de ruivo, e depende muito da “luz” para ficar ou não mais ruivo ou mais loiro.

O tom não tem muito mistério se você já esta acostumada com o loiro. Se o seu cabelo for escuro, recomendo que você vá num salão para chegar nesse tom, já que você pode destruir seu cabelo no processo.

Na hora de escolher a tinta, é bom apostar em tons bem claros por volta do 9 ou 10 com o final 4 ou 3.

Ruivo Acobreado

Cabelos vermelhos, ruivo acobreado/foto: Site de Beleza e Moda
Cabelos vermelhos, ruivo acobreado/foto: Site de Beleza e Moda

Esse tom é muito complicado de se manter. É quase um laranja(ok é um laranja) e como o cabelo está com as cutículas abertas por causa da descoloração que a maioria das pessoas precisa fazer para chegar nesse tom e a cor desbota muito rápido. O pior de tudo é que essa cor desbotada fica muito feia.

Essa cor está mais ou menos na altura de um 8 ou 9.

Ruivo Natural

Cabelos Vermelhos, ruivo natural/foto: Mundo das Tribos
Cabelos Vermelhos, ruivo natural/foto: Mundo das Tribos

Esse tom é uma coisa séria, voce pode achar que ruivo natural é laranjinha, mas ao vivo ele é castanho e só fica ruivo em fotos ou na luz do sol. É um tom que te engana e você pinta esperando que o cabelo seja uma coisa e fica outra.

Na verdade se você quer o cabelo sempre laranjinha quente, você precisaria pintar de um Ruivo mais acobreado, mais aberto, mais vermelho. Porque o ruivo natural mesmo é mais um castanho. Conseguir essa média entre o natural e o alaranjado é muito difícil.

Esse tom fica na altura da cor 8.

Acobreado Intenso

Cabelos vermelhos, acobreado intenso/foto: Cosbel
Cabelos vermelhos, acobreado intenso/foto: Cosbel

Esse seria um ruivo natural mais escuro e mais acobreado. Seria aquele laranjão usável.
Acho um tom muito versátil e muito fácil de conseguir. Você não precisa ficar muito preocupada com a qualidade do fio porque não precisa de muita descoloração, também não desbota facilmente, e quando desbota fica castanho, então não fica feio.

Essa cor é na altura de um 7.

Vermelho Cereja

Cabelos vermelhos, vermelho cereja/foto: Eu Uso e Adoro
Cabelos vermelhos, vermelho cereja/foto: Eu Uso e Adoro

Esse tipo de vermelho desbota muito rapidamente e você tem que retocar praticamente de 15 em 15 dias(pelo menos nos primeiros meses).

Qualquer tinta 6.66

Mas existe pó descolorante vermelho que já descolore colorindo, e com isso voce consegue um vermelho intenso. Na internet encontrei esses dois; Magma (Wella) Majicontrast (L’oreal), mas é bom pesar os riscos do descolorante colorido antes de fazer. O cabelo pode ficar rosa com o desbotamento.

Se sua pegada for mais pelo lado geek, clubber ou rockstar, talvez goste desse tom de vermelho ou do desbotamento dele.

Vermelho Escuro

Cabelos Vermelhos, vermelho escuro/foto: De Coturno e Spikes
Cabelos Vermelhos, vermelho escuro/foto: De Coturno e Spikes

Esse tom é bem sério e acho que é um dos melhores para começar. É um vermelho mais tímido e sofisticado.

Em cabelos claros, nem precisa descolorir, o tom fica mais puxado pro vinho.

Cuidados extras com cabelos vermelhos

  • Não lave os cabelos todos os dias, e opte pelo Co-wash, que consiste em lavar os fios com condicionador.
  • Tinta não clareia tinta, não adianta aplicar uma tinta 9 no seu cabelo colorido castanho escuro que ele não vai abrir e ficar 9. Se você quer descolorir ou clarear um cabelo tingido recomendo que você procure um profissional.
  • Se o seu cabelo estiver descolorido ou for muito claro a cor vai ficar super intensa, vai desbotar muito rapidamente e com o tempo vão surgir “mechas” mais descoloridas que as outras.
  • A pior parte de ter um cabelo vermelho é sair do vermelho. Se você quiser clarear o cabelo tenha em mente que o vermelho só vai sair quando o cabelo crescer. Uma dica nessa hora é procurar uma tinta de fundo azulado ou esverdeado, assim ajuda a neutralizar o vermelho.
  • Em cabelos cacheados pode acontecer dos cachos abrirem após a coloração. Se isso acontecer de forma moderada, investir em cuidados específicos ajudam o cabelo a voltar ao formato original. Porém, existem situações em que os cabelos não estavam preparados para receber a tintura e acabam enfraquecendo a ponto de quebrarem as estruturas que formam os cachos.
  • A umectação capilar ajuda a devolver a definição e selar as cutículas dos fios. Os óleos vegetais, além de devolverem a oleosidade natural, também ajudam no brilho e maciez do cabelo além de fortalece-lo.
Para ter cabelos vermelhos, os cuidados são redobrados/foto: Salon Line
Para ter cabelos vermelhos, os cuidados são redobrados/foto: Salon Line

IMPORTANTE: A Coloração é um processo químico e pode danificar o seu fio. Portanto seu cabelo precisa estar preparado e saudável.

  • Não utilize água quente
  • Nada de calor excessivo! Além de causar danos para a estrutura do fio, utilizar chapinha e secador em excesso também desbota a cor. Na hora de secar os cachos, use sempre o jato frio do secador intercalado com o jato morno. Isso ajuda a preservar a cor e controlar o frizz.

Finalmente

Ter cabelos vermelhos dá muito trabalho. Você sempre acaba comprando as tintas mais caras para ter um resultado melhor, tem que retocar todo mês pelo menos a raiz, e pode se preparar, vai precisar de bons shampoos e tratamentos capilares para manter o fio bonito.

 

Entre no papo

Compartilhar
Trabalha com WordPress, SEO, produção de conteúdo e mídias sociais. Aprecia interagir com pessoas e criou este site para compartilhar dicas que possam simplificar a vida das pessoas, nesse mundo maravilhoso que conhecemos: o universo feminino.

SEM COMENTÁRIOS