A limpeza de pele é um tratamento estético que tem como objetivo remover cravos e outras impurezas da pele, que diariamente fica exposta a muita sujeira e poluição, deixando a região do rosto mais limpo e saudável.

A limpeza de pele ainda estimula a renovação celular e combate o excesso de oleosidade. O resultado é uma pele mais bonita e com aquele aspecto de saúde. Além disso, estimula o metabolismo celular, para melhorar ainda mais o aspecto da pele e o resultado do tratamento.

Nossa pele produz uma secreção natural (o sebo) e se não cuidarmos direitinho todos os dias, ela acaba prejudicada. O acúmulo de impurezas causadas pela poluição e o uso de maquiagem frequente também danifica a pele.

A limpeza de pele ainda estimula a renovação celular e combate o excesso de oleosidade.
A limpeza de pele ainda estimula a renovação celular e combate o excesso de oleosidade./foto: Dicas Sobre Saúde

Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.

A pele oleosa é a que necessita de cuidados redobrados e precisa de uma limpeza caprichada a cada 20 ou 30 dias. Já a pele seca e pele mista, ganham um intervalo maior de tempo entre uma limpeza de pele e outra.

A limpeza de pele é indicada para homens e mulheres. A limpeza pode ser feita em qualquer época do ano e não exige tempo de recuperação. O tratamento também remove as células mortas, deixando-a mais macia e saudável.

O resultado da limpeza profunda é uma pele com aspecto saudável.
O resultado da limpeza profunda é uma pele com aspecto saudável./foto: Viva Bem a Vida

A limpeza de pele também remove o milium, que são pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo e pele nos poros.

A limpeza de pele é indicada, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos).

Assim como cuidamos dos cabelos, por exemplo dos cacheados, ou de outras pates co corpo

Como é feita a limpeza de pele

Assim como cuidamos dos cabelos, por exemplo dos cacheados, ou de outras partes do corpo, as limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar. Em geral, a pessoa irá deita-se em uma maca para realizar a limpeza de pele e usa uma proteção para os olhos, que pode ser algodão. A sessão dura, em média, uma hora.

Passos da limpeza de pele

A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar.
A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar./foto: Os Mosqueteiros

Assepsia: a pele é higienizada com loções de limpeza desengordurantes, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover maquiagem, cosméticos e até mesmo as impurezas decorrentes da poluição e a oleosidade da pele.

Esfoliação: é feita a aplicação de produtos específicos com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada córnea, a camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas. A microesfoliação da pele do rosto, pescoço e colo é feita de forma delicada, com movimentos suaves e circulares

Extração: Essa é a etapa mais longa da limpeza de pele, e pode durar 30 minutos ou mais, dependendo do estado da pele. Em seguida da esfoliação, a pele é submetida a um vapor com ozônio, que tem como finalidade abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando a drenagem, sempre manual e cuidadosa dos cravos, espinhas e dos miliuns (bolinhas amareladas com sebo dentro).

O tempo de exposição ao vapor com ozônio é de, no máximo, cinco minutos, isso porque, apesar do ozônio ser um gás de excelente efeito bactericida e fungicida, seu excesso pode provocar efeitos tóxicos quando inalado por um tempo prolongado, principalmente em gestantes. Após esse tempo, é aplicado, por mais dez minutos, apenas o vapor de água sobre a pele coberta por uma fina camada de algodão embebido em emoliente

A retirada de cravos e miliuns, deve utilizar técnicas corretas de manipulação.

Os cravos são espremidos com os dedos, mas o profissional nunca aperta a pele diretamente, sempre usa uma gaze médica para fazer a extração. Isso evita machucar a pele e também ajuda a reduzir a dor.

Já os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, porque é necessário romper a casquinha que recobre o cisto para expelir a bolinha de sebo do seu interior. Durante a limpeza de pele, não é recomendado extrair espinhas, pois isso pode deixar cicatrizes na pele, além de gerar mais inflamação. Além disso, o procedimento não deve ser doloroso.

A extração deve ser feita delicadamente e devagar de forma que o paciente sinta-se confortável. Para pacientes mais sensíveis a dor, pode-se usar anestésico tópico previamente, mas geralmente isso não se faz necessário.

Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.

Massagem: nessa fase será realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes. Para a diminuição da vermelhidão, comum logo após a limpeza, também podem ser aplicadas compressas com loções calmantes e águas termais.

Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa procedência, sejam nacionais ou importados.
Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa procedência, sejam nacionais ou importados./foto: Pop Tonic

Máscaras: é o procedimento de finalização da limpeza de pele e dura de 10 minutos a 20 minutos. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente opta-se por máscaras calmantes, à base de azuleno, mentol.

Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele está sendo protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como manchas. Como após a limpeza, a pele estará sensível isso também evitará queimaduras.

Os produtos utilizados durante a limpeza de pele devem ser de boa procedência, sejam nacionais ou importados, e estar dentro do prazo de validade para que não haja risco de provocar alergias e irritações. Produtos manipulados e à base de ácidos ou produtos tópicos com componentes hormonais só podem ser usados com a orientação e supervisão de um médico dermatologista.

Periodicidade da limpeza de pele

O tempo entre uma limpeza e outra vai depender muito do tipo de pele de cada paciente. Peles normais à secas podem repetir a limpeza a cada dois meses. Já a pele mista a oleosa e com presença de cravos exige um cuidado maior.

O ideal é fazer uma limpeza de pele por mês e utilizar produtos cosméticos adequados para cada caso. Indivíduos com um grau de acne muito intenso, devem sempre ter a orientação de um dermatologista para um melhor resultado.

Contraindicações da limpeza de pele

Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne. Nessa situação, a infecção pode se disseminar e o tratamento, em vez de ajudar, vai comprometer a saúde cutânea.

O melhor é fazer um tratamento com o dermatologista, esperar as espinhas sumirem e, aí sim, incluir a limpeza na rotina.

Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas.
Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas./foto: Como Fazer as Coisas

A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Além das peles com muita espinha.

Expor-se ao sol

É recomendável não tomar sol por dois ou três dias após a limpeza profunda, além disso, aplicar filtro solar com, no mínimo, FPS 30, é essencial. . Geralmente, os período mais indicado para o procedimento é logo após o verão, depois de voltar da praia. O calor e uso de protetor solar várias vezes por dia, que é o correto, acabam deixando a pele com mais cravos e mais oleosa.

Também não é recomendado fazer a limpeza em pele bronzeada. Após a exposição prolongada ao sol, a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) está em plena atividade. Portanto, o contato com alguma substância mais agressiva pode provocar o aparecimento de manchas que vão ficar ainda mais evidentes quando o bronzeado sumir.

Prevenção errada

Um dos segredos para maximizar os benefícios dos produtos que previnem cravos é aplicar aqueles com consistência mais fina antes que os mais espessos, e cremosos, não importa quais sejam os seus ingredientes ativos. Cosméticos com consistência mais pesada ​​podem bloquear os mais leves de penetrar na pele e impedir que façam o seu trabalho.

Uso de cosméticos e maquiagem

O uso de ácidos deve ser evitado logo após a limpeza de pele se a pessoa tiver a pele muito sensível e vermelha, para que a irritação não piore. A mesma recomendação vale para os cremes oleosos, que podem obstruir os poros. Maquiagem pode ser utilizada normalmente.

Cuidados após a limpeza de pele

A pele demora cerca de 48 horas para se recuperar após a limpeza de pele. Produtos à base de ácidos e despigmentantes ou produtos tópicos com componentes hormonais devem ser receitados somente por médicos e o paciente deve ser orientado quanto ao uso.

Está indicado o uso de produtos com propriedades calmantes, como a água termal, e cicatrizantes nos primeiros dois dias após o procedimento. A maquiagem também pode ser utilizada nesse período.

Recuperação da pele

Todos os procedimentos da limpeza, em especial a extração dos cravos, sensibilizam e irritam a pele. A extração de milium pode inclusive formar casquinhas, porque a pele sofrerá microcortes.

Cuidados diários

Os cuidados diários são essenciais para uma pele bonita e para uma boa manutenção dos resultados da limpeza. O kit básico de cuidados é composto por um bom gel de limpeza, um tônico e hidratante diurno e noturno para prevenir o envelhecimento.

É interessante utilizar um esfoliante uma a duas vezes por semana para renovar a pele. Mas atenção: o uso de esfoliante está liberado apenas após sete dias da limpeza de pele.

Profissionais que podem realizar a limpeza de pele

Na limpeza da pele com acne, a técnica, o cuidado e a habilidade do esteticista devem ser redobrados e a parceria com o dermatologista é de extrema importância para o êxito do tratamento.

Para efetuar esse procedimento o médico deve conhecer a anatomia e a fisiologia da pele, fazer uma avaliação detalhada para estabelecer o tipo de pele e sua adequação aos cosméticos e princípios ativos a serem utilizados.

Quanto ao esteticista, é de extrema importância dominar a técnica de extração e reconhecer o que pode e o que deve ser manipulado em relação às lesões da pele e como aplicar os cosméticos. Estabelecidas essas condições, pode-se trabalhar a pele do paciente com a segurança necessária, acabando com o mito de que a limpeza estraga a pele e provoca cicatrizes.

Grávidas

A não ser que a futura mamãe já tenha o hábito incluído no cotidiano, melhor evitar. Mas a explicação para isso tem fundo emocional: os médicos preferem proteger a paciente de qualquer tratamento que possa causar dores ou estresse.

Algumas dicas

Fazer a limpeza de pele é bom, mas sem exageros.
Fazer a limpeza de pele é bom, mas sem exageros./foto: Acne e Espinhas
  • Não é aconselhável fazer a limpeza de pele profunda no mesmo dia em que clareou ou depilou o buço e nem depois de tomar sol.
  • Fazer a limpeza de pele é bom, mas sem exageros. Não adianta ficar repetindo o processo para potencializar os resultados. Siga o tempo determinado de acordo com o seu tipo de pele e não descuide da hidratação, sempre usando produtos específicos.
  • Escolha um bom demaquilante, tire a maquiagem e lave bem o rosto antes de dormir. Todos os dias.
  • A tentação é grande, mas não esprema cravos e espinhas.
  • Lembre-se que, em caso de dúvidas e problemas na pele, o ideal é procurar um dermatologista. Ele poderá solucionar o problema e tirar dúvidas mais específicas.

Tiras adesivas

Produtos adesivos que prometem grudar nos cravos pretos de testa e nariz são incapazes de remover os micro organismos inteiros. Presos no fundo de seus poros, deixam para trás rastros de sujeira, bactérias e células mortas que podem resultar em mais cravos. No entanto, se esta for sua melhor opção momentaneamente, molhe a área afetada e rapidamente a tira adesiva antes de aplicar.

O intuito da limpeza de pele profunda é procurar manter a pele hidratada, longe do excesso de impurezas como, sujeira, gordura, cravos e espinhas, assim como precaver o aparecimento de linhas de expressão, rugas, flacidez que surgem com a idade, mas que também aparecem precocemente com a falta de higienização, exposição frequente ao sol sem proteção e falta de hidratação.

O resultado da limpeza profunda é uma pele com aspecto saudável, com a cor homogênea, pois a limpeza remove todas as células mortas, melhorando e prevenindo novas manchas. Proporciona uma pele mais lisa, sem excesso de acnes e em alguns casos a eliminação total dos cravos.

Para manter a pele saudável e bonita é indispensável fazer a limpeza diária, que deve ser feita 2x ao dia, pela manhã e à noite.
Para manter a pele saudável e bonita é indispensável fazer a limpeza diária, que deve ser feita 2x ao dia, pela manhã e à noite./foto: Pele Que eu Quero

Além disso os hidratantes passam a atuar de forma mais eficaz na pele, pois a mesma por estar livre de poluentes, absorve muito melhor os cremes, melhorando ainda mais os resultados.

Para manter a pele saudável e bonita é indispensável fazer a limpeza diária, que deve ser feita 2x ao dia, pela manhã e à noite, lavando primeiramente com água e um sabonete específico para a pele, logo em seguida tonificar para equilibrar o ph da pele e hidratar para evitar o ressecamento da pele e consequente marcas e rugas.

E não esquecer do protetor solar que é imprescindível na prevenção de manchas na pele.

Entre no papo

Compartilhar
Trabalha com WordPress, SEO, produção de conteúdo e mídias sociais. Aprecia interagir com pessoas e criou este site para compartilhar dicas que possam simplificar a vida das pessoas, nesse mundo maravilhoso que conhecemos: o universo feminino.

SEM COMENTÁRIOS

Escreva um comentário