Os mais renomados maquiadores falam que as sobrancelhas são a molduras do rosto. Formatos e espessuras fazem toda a diferença na hora de dar aquela repaginada no visual. Ter cuidado com os pelos na hora de tirar pode parecer uma tarefa muito complicada, afinal um pelo tirado onde não deveria pode prejudicar todo o esforço dedicado à essa parte do rosto.

Devemos sempre respeitar o formato de nossas sobrancelhas, afinal modifica-las pode deixar com a aparência artificial e não queremos isso né?

Sobrancelhas são a molduras do rosto

A moldura

Técnica para remodelar as sobrancelhas/foto: Fina e Rica
Técnica para remodelar as sobrancelhas/foto: Fina e Rica

Nossas sobrancelhas exercem uma função primordial no formato do nosso rosto. Dependendo da forma como defini- las pode mudar nossa expressão e aparentar um ar de tristeza. Muitas vezes acontece de nós mulheres querermos tirar sozinhas e acabamos afinando demais as sobrancelhas.

Vale lembrar que na hora de remodelarmos as sobrancelhas, é preciso pensar no formato do nariz e da boca como no rosto por um todo. Uma sobrancelha deve ser valorizada pelo seu desenho original.

Antes de mais nada a função desse montinhos de pelos, é a proteção dos nossos olhos. Outro ponto a ser levado em consideração é como deixar a sua sobrancelha sempre bonita. A manutenção não deve ser tão frequente, pois os pelos têm ciclos de crescimento, ou seja, quando começam a nascer, não precisam necessariamente ser retirados. Fique atenta, já que, com o passar do tempo, os pelos param de crescer e há perda de volume.

Porém, quem nunca faz a limpeza das sobrancelhas também acaba errando, pois não tem um desenho definido. O ideal é consultar um profissional para que, juntos, definam um formato ideal para ela. Além disso, você será orientada sobre como intercalar os cuidados em casa ou no salão.

Formatos de sobrancelhas para cada tipo de rosto

Rosto Redondo

Rosto redondo sobrancelhas mais arqueadas.
Rosto redondo sobrancelhas mais arqueadas.

O formato ideal são sobrancelhas mais angulosas e arqueadas, para diminuir a atenção do rosto. Opte pelo tipo chamado oriental, que tem um ângulo mais levantado, dando uma alongada no rosto

Rosto Triangular

Sobrancelhas mais arredondadas ou arqueadas
Sobrancelhas mais arredondadas ou arqueadas

Prefira sobrancelhas mais arredondadas ou arqueadas, pois suavizam o formato do rosto. Esse formato pede sobrancelhas mais juntas. O melhor mantê-las finas e curtas, para equilibrar e realçar os olhos

Rosto Oval

Sobrancelhas levemente angulosa (saltada no meio)
Sobrancelhas levemente angulosa (saltada no meio)

A sobrancelha levemente angulosa (saltada no meio) é a melhor opção. Levanta o olhar valorizando os traços do rosto.

Rosto Quadrado

Sobrancelhas mais angulosas, que são retas com uma curva mais para a ponta
Sobrancelhas mais angulosas, que são retas com uma curva mais para a ponta

Use sobrancelhas mais angulosas, que são retas com uma curva mais para a ponta. Evite sobrancelhas muito grossas ou muito finas, pois esse tipo de rosto precisa ser suavizado. Uma forma de quebrar a seriedade do olhar.

Rosto Retangular

Sobrancelhas mais retas, horizontais, sem ênfase no arco
Sobrancelhas mais retas, horizontais, sem ênfase no arco

O rosto alongado deve ter sobrancelhas mais retas, horizontais, sem ênfase no arco. Isso ajuda a compensar o comprimento do rosto.

Formato dos olhos

Olhos grandes: para as mulheres com os olhos grandes o ideal é manter a sobrancelha mais grossa, assim disfarça mais os olhos. Quanto mais afinar as sobrancelhas, mais os olhos aparentam ser maiores

Olhos separados: para quem tem os olhos separados de mais, o melhor é evitar o tipo de sobrancelhas arqueadas.

Olhos juntos: para dar um aspecto mais separado, podem tentar diminuir um pouco a parte interna das sobrancelhas. Mantenha sempre limpa a região entre uma sobrancelha e outra.

Henna e sobrancelhas

Henna dura em média 20 dias/foto: Lu Brandão
Henna dura em média 20 dias/foto: Lu Brandão

Normalmente muito usada pelas mulheres, essa técnica consiste em pintar as sobrancelhas disfarçando as falhas. A duração é em média de 15 dias e pra quem tem prática pode ser feita em casa, desde que comprando os produtos certos pra face. O custo da aplicação varia entre 30 e 40 reais e o kit entre 35 e 65 reais.

Micropigmentação de sobrancelhas

Técnica de micropigmentação nas sobrancelhas/foto: Coisas de Diva
Técnica de micropigmentação nas sobrancelhas/foto: Coisas de Diva

Consiste em usar técnicas de visagismo, uso de agulha, pigmento e marcação cutânea. O procedimento não é permanente. Atingindo apenas as camadas mais superficiais da pele e, com o passar dos meses, o pigmento é absorvido pelo corpo.

A duração de um trabalho de micropigmentação dura cerca de 2 a 5 anos, sendo necessário um retoque após esse período. O valor varia entre 420 á 1.080 reais dependendo da região ou estado

Maquiagem nas sobrancelhas

Lápis cor universal usado nas sobrancelhas/foto:Ela só pensa em maquiagem
Lápis cor universal usado nas sobrancelhas/foto:Ela só pensa em maquiagem

O truque mais básico de todos é usar uma sombra ou um lápis para desenhar, reforçar o contorno da sua sobrancelha ou esconder algumas falhas. Não é bom usar produtos da cor preta, pois ficam muito marcados e com uma cara de artificial. Quem tem a sobrancelha mais escura deve usar produtos de tom marrom. Já quem tem os pelos mais claros, é melhor usar tons mais acinzentados.

  • Aponte o lápis e deixe a sua ponta um pouco mais fina, fica mais fácil para não errar;
  • Erga sua sobrancelha;
  • Comece corrigindo, com o lápis, na parte de baixo da sobrancelha;
  • Com leves toques, não esfregando o lápis, você deve ir preenchendo a sobrancelha com o lápis;
  • Tenha bastante atenção com a parte da frente da sobrancelha, cuide para não deixar a pintura muito forte, pois você pode ficar com o olhar pesado;
  • Se você quer dar uma leve arqueada na sobrancelha e deixá-la mais sensual, veja o truque: Erga a sobrancelha, e suba um pouco com o lápis na área onde a sobrancelha ficou mais arqueada. Após desça com o lápis para finalizar. Faça isso bem de leve, para ficar natural.
  • Siga o traço natural da sua sobrancelha, essa dica é fundamental para o resultado ficar excelente!

Após passar a sombra ou o lápis, para o resultado ficar natural, você deve também esfumar as sobrancelhas com um pincel chanfrado.

Isso é tudo pessoal!!

 

Entre no papo

Compartilhar
Trabalha com WordPress, SEO, produção de conteúdo e mídias sociais. Aprecia interagir com pessoas e criou este site para compartilhar dicas que possam simplificar a vida das pessoas, nesse mundo maravilhoso que conhecemos: o universo feminino.

SEM COMENTÁRIOS

Escreva um comentário