Que mulher não quer ter as mãos lindas com as unhas fortes???!!! Mulheres em geral são muito vaidosas e gostam sempre de estar com a manicure perfeita.

Deixar as unhas fortes, bonitas e longas não é uma tarefa fácil. Seja devido à rotina agitada ou ao próprio organismo, o enfraquecimento fica no caminho daquelas que querem um visual sempre impecável.

Uma das minhas maiores frustações, são quando eu faço as unhas e elas depois de um tempo lascam ou com o passar dos dias as cutículas ficam ressecadas, chato né? Por isso resolvi escrever sobre o assunto, porque assim como eu outras mulheres querem acabar com esse problema de vez.

O contato diário com água e produtos químicos acaba com as unhas e as cutículas, deixando-as fracas e suscetíveis à quebra. Esse problema afeta quase todas as mulheres, principalmente as donas de casa que não podem abrir mão desses serviços.

Produtos químicos acaba com as unhas e as cutículas, deixando-as fracas e suscetíveis à quebra
Produtos químicos acaba com as unhas e as cutículas, deixando-as fracas e suscetíveis à quebra./foto: Conews

Unhas fortes e cutículas hidratadas deixam as mãos das mulheres macias e lindas ???!

Mas nem tudo está perdido, pois com alguns cuidados simples e fáceis de tomar você pode ter mãos lindas e cutículas perfeitas.

Nossas unhas é compostas de queratina, um tipo de proteína que serve para formar diversos estruturas do corpo. Embora fortes as unhas deve ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidade no local onde se passa o esmalte.

As unhas das mãos crescem a cada dez dias elas crescem em cerca de 1mm, 3 vezes mais rápido do que as unhas do pé. Na maioria das vezes traumas nas cutículas e na matriz das unhas fazem com que elas cresçam tortas e também irregulares.

Os problemas mais comuns:

* Unhas pálidas e sem cor.
* Unhas ressecadas que quebram com facilidade e que descamam.
* Unhas que não crescem.
* Unhas muito finas e quebradiças.
* Unhas com linhas horizontais e verticais e fragéis.
* Unhas com pontos brancos ( mas comum).
* Unhas com manchas amareladas.

UNHAS FRACAS: As causas

As unhas podem ficar fracas por vários motivos, desde alterações na dieta até doenças dermatológicas como micoses e psoríase, passando por hábitos ruins, como roer as unhas, manipular produtos químicos e muitas outras coisas.

É preciso, verificar o que está causando o problema, porque só eliminando a causa é que encontramos a solução. Por isso é muito importante ir ao dermatologista!!

?? Cuidado com o esmalte. Use apenas esmaltes de qualidade, preferencialmente de marcas já conhecidas e produtos que sejam hipoalergênicos, pois eles costumam ser menos agressivos às unhas.

Dar descanso às unhas essa é uma dica muito importante. É difícil as mulheres concordarem em ficar pelo menos uma semana sem esmaltar as unhas para que elas possam se recuperar da agressão causada pelos agentes químicos dos esmaltes.

Dar descanso às unhas essa é uma dica muito importante.
Dar descanso às unhas essa é uma dica muito importante./foto: Bolsa de Mulher

As cores escuras podem deixar as unhas amareladas, portanto use cores claras intercalando para evitar o amarelado nas unhas.

?? Evite o uso de acetona. A acetona é extremamente agressiva e resseca as unhas, o que propicia aquela descamação chata e a quebra, então opte por removedores de esmaltes, e escolha os que contenham substâncias hidratantes e/ou fortalecedoras, porque ajuda nunca é demais.

?? A hidratação é fundamental – quanto mais hidratar as mãos melhor para as cutículas, pois o risco de levantar e ficar esbranquiçadas diminui consideravelmente. Existem cremes hidratantes especiais para as mãos, o interessante é aplicar sempre que lavar as mãos.

As unhas também precisam de hidratação, porque sem isso elas quebram mais facilmente. No mais, manter as cutículas bem hidratadas é essencial pra saúde das unhas.

Existem no mercado inúmeros produtos para deixar as mãos macias e hidratadas, além dos cremes tem também a cera nutritiva que pode ser aplicada por cima do esmalte ela deixa as cutículas macias e sempre no lugar.

?? Mantenha as unhas lixadas e cortadas. É muito importante lixar e cortar as unhas, pra tristeza de quem ama unhas enormes, pois isso remove justamente a parte mais frágil, que quebra com mais facilidade. O “corte” precisa ser reto nos cantos, e a lixa é importante pra deixar a ponta mais uniforme, o que evita que as unhas “lasquem” facilmente.

Lixar e polir as unhas é fundamental para que cresçam fortes e saudáveis
Lixar e polir as unhas é fundamental para que cresçam fortes e saudáveis./foto: Dicas de Mulher

Lixar e polir é fundamental – lixar e polir as unhas é fundamental para que cresçam fortes e saudáveis. Prefira as lixas de quatro lados elas são mais versáteis e práticas apresentam diferentes versões em cada lado lixar, polir, remover saliências e dar brilho.

??Use luvas nos serviços domésticos! O uso de detergentes e produtos de limpeza são abrasivos e muito agressivos para as unhas, assim como ficar muito tempo em contato com a água quando lavamos pratos ou pra quem não usa a máquina para lavar roupas, então o uso de luvas impermeáveis é essencial pra evitar que as unhas fiquem ainda mais frágeis e descamativas.

Alimentação também ajuda a manter as unhas fortes

A deficiência de vitaminas, minerais e demais nutrientes essenciais, inclusive proteínas causa o enfraquecimento da unha também. Como as unhas são formadas basicamente por queratina, ou seja, proteína, uma dieta pobre em proteínas vai interferir na saúde das unhas, que ficarão frágeis e quebrarão com facilidade.

Aposte numa dieta equilibrada, e invista com força em alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco e vitaminas, sobretudo as do complexo B.

BIOTINA

Na grande maioria dos casos, o principal tratamento para unhas fracas é a suplementação de Biotina, que também é tudo de bom para os cabelos e a pele, estando presente, inclusive, em quase todos os suplementos pra estimular o crescimento dos fios.

Através da dieta também é possível alcançar os níveis ideais de Biotina
Através da dieta também é possível alcançar os níveis ideais de Biotina./foto: Vaidosa ao Extremo

Dá pra manipular facilmente a Biotina em farmácias de manipulação, e através da dieta também é possível alcançar os níveis ideais de Biotina, é só aumentar a ingestão de leite, nozes, peixes, levedura, fígado e gema de ovo.

Dicas infalíveis para ter unhas fortes e cutículas hidratadas

?? Invista numa boa base fortalecedora

Não dá pra aplicar o esmalte sem usar antes uma base, porque ela ajuda a criar uma barreira de proteção que evita que o esmalte, que é mais agressivo, entre em contato direto com as unhas. Melhor ainda se essa base for fortalecedora, porque além de proteger, elas “endurecem” as unhas, evitando a quebra e ajudando na recomposição da sua estrutura.

?? Óleo de cravo

O óleo de cravo ajuda as unhas fracas, mas não é aquele óleo de cravo que você compra na farmácia, e sim o óleo essencial de cravo, que deve ser diluído em algum óleo vegetal (3 gotinhas pra 10 ml) ou misturado em algum hidratante (poucas gotinhas, porque ele é muito forte) e aplicado nas unhas sem esmalte ou base.

O óleo de cravo ajuda as unhas fracas
O óleo de cravo ajuda as unhas fracas./foto: By Marina

Funciona bem quando as unhas estão frágeis e descamativas, mas é preciso, no período de tratamento, evitar o uso de esmaltes ou base, ou, caso deseje usar, aplicar o óleo de cravo antes.

Como cuidar das cutículas em casa

Onde quer que você faça as unhas, em casa ou no salão, por questões de higiene, utilize apenas os seus instrumentos (alicate, empurrador de cutícula). Não compartilhe esses instrumentos com outras pessoas. Os salões devem possuir materiais descartáveis e esterilizadores, mas vale a pena tomar esse cuidado.

Para quem não tem especialização em cursos de manicure e pedicure mas faz as unhas em casa sozinha, deve-se ter o cuidado de não remover a cutícula, ainda mais de forma profunda.

Deve-se ter o cuidado de não remover a cutícula, ainda mais de forma profunda.
Deve-se ter o cuidado de não remover a cutícula, ainda mais de forma profunda./foto: Maquiagem do Dia

A cutícula se for removida de maneira muito profunda pode causar inflamação e pequenos pontos brancos podem acabar surgindo na matriz da unha. Se você não consegue conviver com essa camada fininha de pele que é a cutícula, tente apenas empurrá-la com o auxilio de um palito de laranjeira, de maneira delicada.

Lembrando que se um desses problemas persistirem o ideal é procurar um dermatologista que entenda do assunto.

Entre no papo

Compartilhar
Trabalha com WordPress, SEO, produção de conteúdo e mídias sociais. Aprecia interagir com pessoas e criou este site para compartilhar dicas que possam simplificar a vida das pessoas, nesse mundo maravilhoso que conhecemos: o universo feminino.

SEM COMENTÁRIOS

Escreva um comentário